Prosperidade e Abundância – Visão Sistêmica

              Talvez, seja de seu conhecimento, talvez não,  a visão sistêmica sobre prosperidade e sobre abundância. Dizemos prosperidade, vem do Pai, abundância vem da mãe.
                Primeiro vamos definir o que é prosperidade, e o que é abundância nessa leitura, prosperidade, a capacidade de atrair, o que é próspero, comparando com a natureza que é abundante e próspera, a capacidade, das sementes de germinarem , encontrarem um solo e um lugar para se desenvolverem plenamente, poderem dar seus frutos.
                E a abundância, o ter, abundantemente, ter com sobras, poder dar , porque tem bastante.  De novo na natureza, a árvore carregada de frutos, a planta com muita energia vital, bonita, viçosa, como se diz.
                No nosso sistema familiar, a prosperidade vem do pai e a abundância da mãe. Então você poderia pensar, “vixe” , meu pai não tinha muito dinheiro , estou encrencado. Será ?
                O que  a Constelação Sistêmica nos chama a atenção, é que quando eu aceito e tomo a vida que veio pelo meu pai e pela minha mãe, eu estou liberado para a prosperidade e para a abundância. Enquanto eu quero algo deles, não estou alinhado com a prosperidade e abundância, pois não estou aceitando a plenitude que me deram através da vida e já tenho acesso.
                A mãe dá a matéria, dá o corpo, dá o sangue, ela molda a matéria que você chama de corpo. Toda a massa com que você nasceu, veio do corpo dela, com sacrifícios, quem já acompanhou uma gravidinha, os maridões e as mãezinhas, o sabem, dos complexos vitamínicos, que os nossos obstetras nos dão, para que não nos falte o ferro, a vontade, para  que isso seja passado aos nossos bebes e assim por diante, quantos cuidados necessários, para que esta vida seja bem formada, aqui estou mencionando apenas o aspecto físico, sabemos que há outros como os emocionais. Porém,  vamos nos ater sobre a matéria que a mãe nos deu. Ela nos deu exatamente tudo o que precisávamos.
                E o pai? Da embriologia, ele está na placenta, e ele diz esse ferro nessa quantidade, mais , vai fazer mal, menos é insuficiente, e assim com todo o resto, ele é o regulador, que sabe e libera o que nos é necessário. De que maneira temos então tudo o que precisamos? Aceitando esse pai e essa mãe.
                Aceitando em nós cada uma das nossas metades, nosso pai e nossa mãe, só assim podemos fluir na plenitude, da abundância e da prosperidade nossa, a vida que nos foi entregue perfeita.
                Mas você pode estar nesse momento com muitas interrogações. Vamos as que já vi, ou já passaram pela minha cabeça:
                Uma das coisas que é possível de se ler nos sistemas, é o que acontece dentro do sistema familiar, da pessoa em particular, por isso não podemos generalizar, porque o sistema está sempre certo, sempre se equilibrando, se seus efeitos não estão sendo bons, nossa tarefa como consteladores, é descobrir o que o sistema está compensando.
                Sabemos por Bert Hellinger e outros pesquisadores, das constelações sistêmicas, e mesmo o que observamos dentro das constelações que fazemos, que sabemos o que é uma árvore ou um sistema “certo”, super entre aspas, pois o sistema está sempre certo, e quando observamos algo que não está de acordo, com os princípios de Ordem, Pertencimento e Equilíbrio, o sistema vai se auto-organizar e compensar, é aí que o Sistema empurra o indívíduo, para frases como esta: Eu quero mudar mas não consigo.  Tenho um  vazio, parece que não estou na vida certa, parece que não estou no meu lugar…
                Ou,  quando encontramos o Coachee “travado”, que numa semana toma excelentes decisões, mas na semana seguinte, até regrediu.  Ou o coachee, ou a pessoa que parece que não escuta. Ela não escuta,  porque não está no lugar dela, no lugar a que pertence no sistema , é possível colocar a constelação para essa pessoa e observar que ela se encontra em outra posição e não na dela mesma. Por isso a própria palavra constelação quer dizer posicionamento.
                Quando , a individualidade tem a permissão do sistema para ” viver a própria vida”, trazer sua luz ao mundo, ela então,  está abençoada pelo sistema e livre de suas leis. Note que eu disse abençoada, pois ninguém rompe com o sistema, por isso as palavras bíblicas : Honrai pai e mãe, por isso as leis sistêmicas. Ordem, quem vem primeiro, tem precedência. Pertencimento, sabemos das vidas tribais, e que está em nosso DNA, muito longíquo, ser colocado para fora de local onde pertencemos causa um caos interno, pois na nossa memória, estar fora do grupo era a morte, ser abandonado na floresta, sozinho significava a morte. Assim entendemos quando pessoas tomam em grupo atitudes que sozinhas não tomariam, é o pertencimento daquele grupo.
                Quem nunca observou o cônjuge na companhia da família de origem e viu a mudança de comportamento? Isso é o pertencimento aquele grupo.
                E o equilíbrio entre dar e receber.  A síndrome do amor negativo, estudada pelos Coachs, é essa balança indo para baixo, ao passo que o dar do amor incondicional, e atitudes de bondade do ser humano, fazem ela pender para cima. Por exemplo: se um casal, começa a fazer algo ruim para o outro , se o outro corresponde a algo ainda pior, eles estão mantendo o equilíbrio, só que para baixo, até que um abandone o barco, o que também se verifica para cima, se um dá demais e o outro não corresponde, chega uma hora em que um tem que sair , porque a culpa pode lhe pesar demais, por não corresponder aquele recebimento.
                Tem coisas que o dinheiro não pode pagar , mas o amor sim. O dinheiro não  paga o próprio corpo que a mãe dá , a seu filho e a seu marido por ter feito este sacrifício, por trazer sua prole ao mundo. O amor sim, mas aquele incondicional, se for condicional, esqueça, não está na lista.
                Voltemos a prosperidade e a abundância.  O que tinha que ser dado, foi dado, a vida. Se você a tem e está vivo na terra,  tem todas as oportunidades, como cada um vai reagir a isso , é a história de cada um , que aprendemos tão bem, dentro do estudo do Coaching.
                Pode ser focada, da maneira que queremos que traga energia a nós e ao mundo, energia boa que nos nutre, que nos faz ser melhores, sermos os construtores de um mundo melhor, ou energia de vítima, que não somos protagonistas da nossa historia , mas sim que a vida nos acontece, e somos na verdade vítimados do nosso Sistema.
                Esse é o nosso grande mistério até que passemos a outro nível, o que focamos é o que temos e vemos mais. Quanta energia estamos aptos a colocar em nossos elétrons para que eles mudem de órbita e passem a vibrar em outra frequência? Até que  optemos por pagar o preço do saber , do desenvolvimento, se não pagamos , somos cobrados.
Quem é você ? O motorista ou passageiro nessa viagem chamada Vida.

“…Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; …Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?…

Mateus 6:25

Mateus 6:28

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s