Porque as pessoas não perdoam, Quando as pessoas não conseguem perdoar

Caminhei durantes anos tentando perdoar, consegui, não vou falar aqui para você quantos anos levaram, foram muitos, mas vou te falar um pouco do meu aprendizado no caminho do perdão.

Não vou falar aqui de coisas graves, mas de histórias de família, assuntos que ocorrem na sua maioria, pessoas difíceis com quem a convivência acaba ficando muito difícil.

Primeiro um fato, ou uma pessoa a quem gosto de chamar de “Mestres Negativos”, acontece na vida da gente. Essa pessoa, traz alguma mensagem muito importante de algo que você precisa aprender. Então, quanto mais chata a pessoa é na sua vida, mais urgente é esse aprendizado.

Um dia, como boa pessoa, você entende que precisa perdoar. Então você faz uma bela oração, e constata que não funcionou, você faz mais uma e mais outra, faz uma campanha, vão passando os dias, você acha que já gastou o estoque de lágrimas, mas ainda tem mais, e a coisa parece que nunca acaba, e lá se vão os anos, você passa por todos os estágios, malvada, vítima, reza por justiça. Porque, surge a expectativa, de que se você perdoar , aquela pessoa vai mudar e ficar um amor para você. Deixa eu te contar, não vai acontecer. A pessoa não muda porque você quer, mas porque ela quer. E no caminho dela, desta vez não está programado esta   mudança. Então o que eu preciso, desenvolver? A aceitação, o aprendizado, muito aprendizado e depois mais aprendizado ainda.  Por isso estou te escrevendo para que você economize estes anos… Já falei que foram muitos ?

Aprendizado de que ? De quem eu sou, oras.  Por isso levei anos. No dia em que entendi que não precisava explicar sobre mim, porque eu sabia o que estava dentro do meu coração. E se aquele Mestre achava que não, gente, o problema era dele, e não meu. Tanto faz o que ele achava, eu sabia quem eu era, e essa foi a minha libertação.

Em algum lugar ele deve estar sorrindo agora, orgulhoso do que eu aprendi e dos ensinamentos dele. Graças a ele, não foi um caminho fácil, não foi um caminho florido, mas foi obrigatório, se eu quisesse sair daquele círculo vicioso.  

O perdão é um pouco egoísta , se você, for olhar de fora, só de fora ,  e entender que ele é para você, e não para o outro.  Porque, ele exige que você largue a história, que deixe de ter razão, porque afinal você está certo. Você pára, de querer ser Deus e querer que o outro mude de atitude, isso é com ele e não com você. Se a outra pessoa errou, ela tem dívidas com a lei da ação e reação, não com você. E você não é o Juiz, você é simplesmente outro Ser em evolução apenas, assim como ele.

Bingo, se você consegue sair desse ciclo, você fez uma saída de um carma. Simples assim, não falei fácil assim, é difícil pra caramba, fazer todos esses entendimentos.

Uma vez me perguntaram, e quando é alguém que você odeia, e seu ódio é legítimo , por tudo que a pessoa fez. Minha resposta: então, você dorme e acorda , pensando na injustiça, tendo ataques na sua saúde, ficando realmente mal. E a outra pessoa, está dormindo, fazendo festas, e tudo o mais  e nem lembrando que você existe. É preciso ter essa percepção, e entender que quem está carregando o peso é você, todo dia, toda hora e todo minuto. Como tenho também uma estrada no aprendizado dos campos sistêmicos e das energias, acredito que esse “mau agouro”, também prejudique o outro, mas quem está se envenenando e minando seus arredores é você.

E em relacionamentos, com meu marido, com minha esposa, há de se ter equilíbrio, e não ficar pedindo ou dando perdão. Se eu magoei meu cônjuge, porém o amo, posso fazer ou ter atitudes que melhorem meu relacionamento, assim minha espiral vai para cima, porém se uso de uma vingança maior, (porque há vingancinhas sim, mas o segredo é que ela seja menor, por amor, assim diz os sistemas),  nossa espiral começa a descer para baixo, até ficar insustentável. A menos que haja um fato mais grave, que não seja o dia a dia. Cada caso e cada pessoa já é um caso, diria um Universo inteiro, com suas constelações e suas galáxias…

Ter aprendido Constelação, (para quem não sabe, trata-se de observar qual o posicionamento que a pessoa tem nos seus papéis, e ver se eles estão obedecendo as leis sistêmicas, aqui no blog, tem um artigo sobre constelação em empresas , onde isso está mais detalhado), fez uma diferença enorme, em poder ajudar mais pessoas e entender o contexto que ela está inserida, e ver a perfeição de tudo,  pois na constelação, o perdão tem um entendimento a parte. Usa-se a frase : Eu sinto muito . Afinal eu me responsabilizo pelas minhas ações. Porque vamos combinar, tem pessoas que preferem ser perdoadas do que mudar de atitude, falo isso quando há uma leviandade, nesse assunto tão sério. Então, o sentir muito tem seu papel e lugar, eu entendo que o que eu fiz ocasionou uma conseqüência, mas quando eu levo isso a sério e tenho compaixão pelo outro. Tudo muda.

Esse assunto está longe de se esgotar, agora passo a pesquisar as pesquisas científicas a respeito do perdão, para saber o que dizem , que é real, que acontece na maioria dos casos.

Então resumindo:

Você se conscientiza que está diante de uma situação em que o perdão é necessário.

Você pode ou não falar com a pessoa, algumas vezes, (como foi o meu caso), a pessoa não está acessível para isso.

Você precisa seguir adiante, e entender , qual o contexto e ponto de vista do outro, isso facilita o entendimento seu, sobre essa pessoa.

Você também precisa de muito apoio espiritual, porque isso é uma solicitação intensa e pesada, as energias e os campos aparecem e muitos não querem que isso acabe bem.

A pessoa que incomodava, continua com seu trabalho, de continuar sendo desagradável como sempre, só que isso não te aborrece mais.

Ver o outro como uma pessoa humana , capaz de falhas e defeitos, liberta.

Perdoar, não quer dizer, ficar de bem, quando um cão te morde a mão, não é prudente lhe dar a mão , simplesmente proteja a sua mão. Ele lá tem suas razões , e você as suas.

As pessoas não perdoam, porque não sabem e não entendem o que é o perdão, muitas vezes recebemos informações insuficientes, que vieram de interpretações erradas, ou que faltaram outros conceitos.

Finalmente soltar e entender de coração que nesse soltar está tudo bem, às vezes perdendo dinheiro, às vezes deixando a outra pessoa fofocar e dizer o que quiser de você injustamente, mas o valor dessa liberdade não tem preço.

Uma outra abordagem, também, é que quando estamos nessa vibração elevada, a que chamamos de amor compassivo, não há ninguém para perdoar , porque ninguém nos magoa e essa é a nossa força, nossa certeza absoluta!

Rumo a mais pesquisas sobre o assunto. Porque o aprender nunca é demais.

Compartilhe, comente !

Coaching Comigo!

4 comentários em “Porque as pessoas não perdoam, Quando as pessoas não conseguem perdoar

  1. Sinto-me honrada de fazer parte de sua vida , e de vc fazer parte da minha. Vc é uma pessoa especial, com muitos talentos. Tenho uma grande admiração por vc
    Gratidão por permitir que eu caminhe ao seu lado.
    Aprendo muito com vc !!!!

    Curtir

  2. marta vc e uma luz sempre. Ajuda a dilatar nossa capacidade de sentir e querer. So devo muita gratidao a essa admiravel pessoa que e vc.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s