O que é a verdade ? O que é a mentira ?

Por muitos anos tive muita dificuldade em entender o que era mentira .

Já menti ?

Muito , aprendi a mentir ainda criança , meus avós moravam num lugar paradisíaco, com rios , matas, cipós nas árvores, e cachoeiras . Esse ano, fizeram algumas tomadas de um filme no lugar . Mas , naquela época , já com talvez 7 anos ou menos , fui na tal Cachoeira , pelo menos e a primeira memória que tenho daquele lugar . Tirei os sapatinhos de domingo , às meias e andei feliz , com minha irmã menor que eu, e uma tia também mais nova , a alegria foi tanta que depois da excursão, fui correndo contar para meu pai que tinha ido à cachoeira , levei uns tapas , que foram bem menores do que a bronca enorme e a promessa que jamais voltaria aquele local .

Naquele instante, percebi que, tamanha alegria, era um segredo nosso, das crianças , e na próxima vez que fomos a casa do avô, já entendi que, não poderia contar a minha alegria enorme de ir no rio e brincar na cachoeira. E eles fingiam que não sabiam, às vezes,perguntavam sem importância , se eu tinha ido no Rio, e eu acenava negativamente com a cabeça . Assim se passaram os anos felizes, na casa de meu avô .

Já menti em outras ocasiões também . Mas nada, que tirasse de dentro de mim a verdade .

Porque ela me pegou de um jeito que, não poderia conviver com a fé que Deus me deu .

E a opção pela verdade de falar , veio quando ainda adolescente , uma colega de classe pegou uma caneta minha e colocou por um buraco na parede da aula de recursos domésticos , ou sei lá como chamava, os meninos faziam coisas muito legais , como cestas de palitos de sorvete e as meninas culinária , para brincarem uma turma observava a outra, por este buraco na parede, até que nesse dia o professor dos meninos entrou furioso e perguntou de quem era a caneta , não tive medo de responder que era minha , só que, a pergunta dele deveria ser : quem colocou a caneta pelo buraco . Assim eu levei uma bronca enorme, e a menina que colocou a caneta a vista de todos, nem se pronunciou. Acusada de querer cegar um colega , no final ainda falei que a caneta era minha , porém, não havia sido eu a autora do crime , confuso, ele apenas saiu da sala .

Nesse dia me senti muito bem , afinal defendi a verdade.

No dicionário , verdade :

substantivo feminino Exatidão; que está em conformidade com os fatos e/ou com a realidade: a verdade de uma questão; verdade musical. [Por Extensão] Realidade; circunstância, objeto ou fato real: isso não é verdade! … Etimologia (origem da palavra verdade). Do latim veritas.atis.

E MENTIRA – do Latim mentior , “faltar à palavra dada, fingir, imitar, dizer falsamente”. Em Latim ainda, menda era “defeito, falha, descuido no escrever”, do Indo-Europeu mend-, “defeito físico, falha, aleijão”. Uma origem muito adequada, pois uma mentira é um fato aleijado, sem as pernas da verdade para se sustentar.

Mas minha curiosidade foi aumentando quando, pessoas obviamente falavam mentiras . Muito fácil , apenas cortar relacionamentos .

Mas , foi acontecendo outros fatos : pessoas mentindo para propositalmente  terem vantagens, ou ainda pior para prejudicar a minha imagem , deliberadamente .

E pessoas muito amadas, mentindo .

Isso, me causou uma pergunta, que não teve uma resposta pronta .

No curso de florais , cheguei perto . Não houve um único professor meu, que não me ouviu perguntar ,porque as pessoas mentem ?

O que é a mentira ?

Então com a formação de Coach, entendi que as pessoas fazem uma imagem , e por vezes essa imagem é a sua percepção da realidade .

Ah , estou entendendo algumas mentiras , na verdade elas não são mentiras, são o que a pessoa de fato está percebendo.

Mas, isso não me respondeu tudo . Afinal tinha uma musica de igreja , o qual ouvi durante anos: a Verdade vos libertará.

Lá na adolescência, verifiquei a verdade dessa frase , sem dúvida , mesmo aparentemente me prejudicando por falar a verdade , eu estava livre, a tal menina que generosamente me deixou levar a culpa, nem sei se lembra do fato, se lembrar, talvez não se sinta tão bem quanto eu .

As pessoas defendem sua percepção de fatos, como se fosse a verdade . E essa percepção não é a verdade .

Pois, percepção depende de seus órgãos dos sentidos . E se, você não os desenvolveu adequadamente , você vai ver somente o que seus sentidos te mostrarem . Voltamos a velha fórmula : conhece- te a ti mesmo . Seus sentidos estão razoavelmente desenvolvidos para que, você seja mais próximo possível da verdade , olhando a realidade assim como ela é?

Ou você pinta uma tela e a defende , como aquela famosa frase do filme Matrix : não se iluda , mesmo conhecendo o sistema , as pessoas vão fazer tudo para o defender .

Essas percepções baseadas em órgãos dos sentidos; ( pela antroposofia , são 12), se você trabalha com autodesenvolvimento, recomendo dar uma olhada em cada um deles ; bem , essas percepções podem acabar com casamentos , com relacionamentos , porque você começa a distorcer as pessoas do que elas realmente são . Você atribui , para justificar os seus comportamentos , jeitos do outro , que jamais corresponderam a verdade , porque a verdade é uma apenas . Para justificar sua falta com o outro , se atribui algo que ele nunca falou ou fez de fato . Isso é mentira ? Não pelo dicionário , isso é verdade ? Também não pelo dicionário .

A verdade é divina , é uma só .

Foi essa frase que ouvi , que de novo veio a superfície , não existe meia verdade , existe a Verdade . E a verdade quando vem , não é uma para você e outra para mim . O meu jeito ou o seu jeito .  A tal das infindáveis justificativas .

A verdade é única . Quando tudo mais se vai, apenas a verdade permanece.

Quando a carne se acaba , quando voltamos ao pó . Ainda assim a verdade permanece . Muitas vezes ,aguardando ser vista , alguns diriam vidas para serem libertadas , das amarras das ilusões das percepções .

Quantas vezes, se perde o lugar das alegrias , do amor verdadeiro , por conta de ser preferível olhar a percepção em vez da verdade .

Não podemos esquecer do tato social , isso que, desenvolvemos com o sentido do tato , lá entre 14 e 21 anos , que depois vamos transformar em tato social , que é a delicadeza em como ser verdadeiro sem machucar pessoas .

O que é verdade , o que é o fato ? Podemos estender , a várias situações , numa empresa , a verdade pode estar na liderança , que não está liderando e assim desvalorizando pessoas , ou nas vendas que não estão sendo feitas e se atribui o problema a percepção que estamos em crise , mas o que se está fazendo para melhorar vendas ? Muitas vezes nada , essa é a verdade .

Então, libertos para olhar a verdade , pela verdade , podemos lidar com a realidade , melhorar nossas percepções, ajustar rumos e seguir em frente , mas as chances de dar certo , só vem em ser fiel com a verdade.

Me mande suas opiniões, gostaria de ouvi-las !

2 comentários em “O que é a verdade ? O que é a mentira ?

  1. Eu venho aprendendo na caminhada que a verdade só é válida quando é dita de coração… e que omissões são verdades camufladas para evitarmos conflitos… Num mundo onde a cultura linguística gera conflito, que de lá se não mentíssemos?! Excelente seu texto e ideia, obrigado por compartilhar! =)

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s