Projetando a Vida – Passo a Passo de uma construção:

casinha

Como você lida com seus sonhos? Ou você acha que engenharia , não tem nada a ver com Coach , nem com a vida e muito menos com os seus sonhos. Depois de ler este post, avalie se não tem nada a ver.

Deixe eu te passar um passo a passo se você deseja construir uma casa (talvez um sonho):

Passo 1:

Primeiro você tem a necessidade de ter uma casa. A primeira normalmente traduz a necessidade de liberdade, de segurança. Eu tenho uma casa. Mesmo que eu fique sem renda, eu tenho onde morar. O peso do aluguel não existe mais. Primeira necessidade : liberdade.

Se eu já tenho uma e quero atender outra necessidade, que vem com as mudanças: uma csa maior, melhor localizada, pois a que tenho não atende as necessidades da família hoje.

Tá. Então você tem a necessidade de uma casa. O que fazer?

Passo 2:

Procure um profissional, no caso eu sou uma dessas profissionais, em que gastei anos , me especializando em orçamentos, cálculos estruturais, experiências com trabalhadores, clientes, e desenhos. Talvez eu saiba de alguma coisa que você possa aproveitar, nessa sua empreitada, e que você não precise gastar o tempo e o dinheiro que eu gastei estudando. Ou mesmo que você estude, você não vai passar pela mesma experiência que eu.

Mas vamos lá : essa fase é a de querer alinhar o seu projeto. ainda não estamos projetando. Recebi inúmeros clientes, na fase que talvez a minha comunicação ainda não estivesse tão boa, talvez não esteja boa até hoje, em que ao receber os interessados em projetar uma casa, seria apenas para lhe esclarecer em alguns pontos, alguns doloridos, em que a única função era alinhar idéias com a realidade, e muitas vezes já prenunciava que estava preparando meu futuro ex cliente para outro profissional, pois algumas informações lhe deixavam desconfortável, como orçamento e realidade do que é possível.

Chamaria essa fase em descer das nuvens.

Passo 3:

Projetar: essa fase tem uma importância enorme e é pouco valorizada. Pois, podemos apagar, desenhar de novo, até que a idéia seja tão boa que se pareça com a realidade, dentro de nossa cabeça.

Estar de acordo com o lugar, estar em conformidade com a paisagem.

Você sabia que 40% dos problemas vem de um projeto mal projetado. A função do projeto é prever erros, equacionar medidas, circulação. Algumas pessoas atribuem somente uma burocracia, esquecendo que praticamente estamos no sagrado, no mundo das idéias, que é a primeira porta para a materialização. Por isso é tão importante.

Passo 4:

Planejar. Se estamos com nosso projeto bem equacionado, sabemos o que queremos, onde queremos, e como será, podemos começar a planejar. E que fará este ser um bom planejamento? Adequar tempo as possibilidades, quando quero estar com este projeto pronto. Quanto posso gastar com este projeto. Qual preço a pagar. O que eu posso deixar para trás.

Algumas vezes queremos mudar de casa, outras temos apego ao que está no passado, estamos presos as conveniências da nossa antiga casa, presos a benefícios, que não tem nada do que realmente podemos conseguir no novo projeto. Que, poderá originar um novo, e mais um novo depois, porque realização traz outra realização, que traz mais outra, e ao final de algum tempo, muitas realizações.

Definir quais as fases do projeto que vou realizar numa determinada escala de tempo.

Sem esse passo do planejamento, o que vier é lucro, se sair bom se não sair, não foi planejado, então como será executado.

Se foi planejado, teremos, como saber o que vamos encontrar pela frente,o que  não é garantido, sempre teremos as surpresas do caminho, porém teremos muito mais garantias. Do que apenas contar com o acaso. Saberemos com antecedência o preço a pagar.

A maioria das pessoas, quer seguir sem planejamento. Umas por não darem conta de planejar, ouras porque não querem saber o que vão encontrar pela frente. Mas , em termos de construção , ou de sonhos, pode ser que fique com uma obra abandonada. Até que se descubra um jeito de acabá-la. Ou fique realmente parada no tempo. Mas até aí foi um monte de tempo, dinheiro empregado para não se chegar a nenhum lugar. Esse aprendizado poderia ser feito no papel, com emprego de poucos recursos e pouco tempo, ao invés de se lançar na caminhada sem planejamento.

Se este passo estiver pronto, já pode ir para o passo seguinte.

Passo 5:

Execução. Baseado no passo anterior, o de planejamento. Já temos quase tudo o que é necessário, para a construção da nossa casa hipotética. Ou seria nosso sonho?

Será de acordo com o planejamento. Talvez não, porém a maioria do que elaborarmos é o que vai acontecer a nível básico. Porém tem muitas outras coisas que vão acontecer, algumas serão sob nosso controle, outras não. Quais são os acordos e novos acordos que você poderá fazer então. Está tudo com a clareza de que você precisa para que seja executado conforme o esperado. Se não estiver claro, pode ser que haja uma nova interpretação de quem será encarregado dessa fase. Por isso clareza é fundamental. E a justiça a partir dessa clareza.

Se não estiver claro, você não poderá culpar alguém pela falta de clareza de sua parte, isso traz muito mais justiça e responsabilidade, para seu projeto, ou seu sonho, sua vida ou seus relacionamentos. responsabilidade é necessário.

Para que assim seja mais fácil lidar com aquilo que não está sob nosso controle, o tempo, o tempo de saber ressignificar o que não deu certo, ou foi necessário adaptar-se as novidades que apareceram, por isso o resultado, talvez não fique conforme o planejado, ficará melhor ou pior. É preciso estar preparado para os dois resultados.

Ficando melhor, já estamos animados para o segundo projeto, voltar ao passo 1.

Não deu certo, verificar todas as variáveis  porque não deu certo, uma pausa para a limonada. Com tudo aprendido, muito mais sábio você será. O risco de não ter aprendizado é repetir o erro. Já pode voltar ao passo 1.

Bons sonhos, digo bom projeto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s