acumulação ou organização

Claro, que a organização é super importante, mas vamos pensar um pouco no que nos causa a falta dela, e o excesso das coisas.

Muitas vezes o excesso das coisas, nos vem da procura pela nossa felicidade em ter uma vida agradável, ate aí tudo bem, a busca pelo conforto, a busca pelo belo, tudo isso faz parte de ter uma vida agradável, e não há nada de errado nisso .

Porém quando há insatisfação pessoal ou até mesmo descuido por falta de tempo, ou pela nossa vida agitada, acabamos nos esquecendo da casa, ou ficamos sem tempo para ela, e é claro ela vai nos mostrar isso. Pois a casa também revela nosso estado interior, se estamos muito agitados e sem tempo, as coisas vão se acumular e isso ficará visível no nosso ambiente.

Há um outro aspecto que merece ser lembrado , quando temos muitas coisas guardadas, vamos tomar por exemplo, um closet, ou armário de roupas, o fato dele estar cheio , não quer dizer que todas aquelas roupas são de nosso uso cotidiano.

Há pessoas que guardam roupas que já não cabem mais, pela memória da época ou de fatos. Porém isso faz um espaço no armário e na mente também, pois cada vez que passamos por esta imagem dessa roupa, estaremos nos lembrando de uma época que já não existe mais, se a memória for boa , melhor , mas e se a memória for ruim o efeito será mais energia de melancolia gerada, e insatisfação.

Se eu já não sou mais aquela pessoa do passado, porque eu não guardo fotos para recordações , elas ocupam bem menos espaço,  e se hoje algumas roupas não combinam com a pessoa que eu sou, ou com a pessoa que eu quero ser,  é bem mais satisfatório olhar para minhas roupas e me sentir muito bem em abrir o armário e assim eu levo para meu dia a dia essa sensação de bem-estar.

Quando liberamos este espaço no closet ou armário, liberamos também mais espaço mental, pois não só retiramos coisas que não usaremos mais , como também coisas que não gostamos, ou que não ficam bem e que nos deparamos com elas no dia a dia.

Vamos pegar o caso de um armário de cozinha, se todos os dias abrimos , e nos deparamos com uma visão angustiante, quantas vezes por dia estaremos nos minando com essa sensação desagradável que não estará contribuindo para que tenhamos um dia super , em que possamos chegar ao final do dia e  admiramos  o que passamos, pois estar gratos faz toda a diferença, muda a nossa fisiologia para melhor, muito melhor.

Essa reflexão pode te ajudar muito até na hora da compra e fazer com que você pense duas vezes antes de comprar um sapato novo ou uma roupa nova, ou um utensílio de cozinha que será muito pouco aproveitável, e ocupará com certeza um espaço extra,  isso realmente combina com a pessoa que eu quero ser, isso realmente me faz feliz, porque se não for esse o caso, talvez seja um impulso momentâneo.

Se você pode usar o seu tempo para criar o seu refúgio ideal, libertando o seu ambiente de coisas que não usa mais, ótimo, se não dispõem de muito tempo, pode usar recursos como o desafio que propus há um tempo atrás, se concentrar num armário, ou só andar pela casa e retirar algum número de itens que não combina mais com você , sejam 10 , 15 ou 20 itens e se você acordar determinada nesse dia  pode ser mais.

Pois como já está aqui num post, a energia dos moradores afeta em muito a energia da casa, então se passarmos a criar espaços que nos deixem felizes , é isso que vai ficar dentro da casa.

Imagine acordar com a visão de roupas que você realmente gosta, ou abrir o seu armário de cozinha e se sentir muito satisfeita com o seu trabalho, isso vai alimentar o seu dia com o tipo de energia que a gente deseja, um dia de muita satisfação só pode gerar muita coisa boa!

3 comentários em “acumulação ou organização

Deixe um comentário