Fase : Telhado ou Cobertura

Chove chuva, é preciso um pouco de planejamento, e senso de aproveitar oportunidades, a obra também ensina resiliência, queria acabar o telhado antes das chuvas, não deu, então o que fazer, olhar em volta e ver , como dá para se adaptar e sempre dá, é como em casa, sempre há o que fazer, não é o que a gente quer, mas o que dá para fazer.

Nesta casa, optei por deixar a sala com pé-direito mais alto, e o pavimento superior também,  e como os vãos eram grandes , nos dois casos oito metros,  não quis colocar lajes, tinha acabado de voltar dos Estados Unidos, me hospedado na casa de uma amiga, que não havia laje, nem no piso, então resolvi me inspirar, já chegar mudando o projeto e trazendo um pouco do que vi lá, dentro do que os nossos padrões permitem é claro, me apaixonei pela suite enorme e tinha que fazer uma grande também, esse é o privilégio de ser a engenheira da obra, já sentar ao computador, alterar o projeto, imprimir e  levar adiante.

Uma lona , aliás algumas, na obra são sempre úteis, em caso de chuva.  Podemos cobrir os tijolos (antes do início das chuvas), assim mesmo quando chove, naqueles intervalinhos a mão-de-obra que não gosta de ficar parada, pode aproveitar para subir algumas alvenarias, do pavimento superior, ou de preparação do telhado, e também cobrir com lona a alvenaria recém feita, para não perder o trabalho se chover em seguida, haja lona!

 E outra bem grande para cobrir a madeira, pois assim quando as condições pluviométricas permitirem , haverá um novo dia e com o sol brilhando , também terá madeira sequinha e a dita cobertura poderá então começar.

Já havia feito esta experiência em outra casa, e o resultado foi muito satisfatório, sempre me aborrecia com telhas quebradas e o evento, que tem que ser promovido em busca de alguém que a troque. Então resolvi usar telhas de fibrocimento de 8 mm, pela resistência , e elas vem de encomenda aqui na minha cidade, porque não é o uso comum. Mas chegam rapidinho , em menos de uma semana.  Se for optar por estas, se certifique que não são de amianto. Em alguns estados ainda tem, pois seu uso não é nem um pouco saudável, pelo  contrário é tóxico.

E o melhor, permitem um escoramento grande. Como queria vigas menores, sem comprometer os vãos, optei por terças metálicas, que pintamos antes da colocação, no chão, assim elas já ficam prontas quando vão para o local definitivo, talvez precisando de retoques onde ficam aparentes, ou se houve arranhões fortes.

Então tivemos uma estrutura reduzida, e a parte de madeira, vai poder suportar também as redes de instalações sem percorrem em partes metálicas, o que criaria campos , que não desejamos para nossa casa saudável.

Também aqui uma outra experiência, que se verificou muito eficiente, aplicamos tinta branca nos dois lados das telhas, também fizemos isso no chão, pois é muito rápido, e não requer mão de obra especializada. Fui até uma loja, comprei um pequeno compressor, e rapidamente estavam todas pintadas. Como economizei na estrutura, gastei um pouquinho com a tinta, usando uma tinta impermeável, para que não manchasse no telhado. Resumindo uma tinta acrílica de qualidade, 2 a 3 demãos e vai ficar ótima.

Resultado = uma telha que  absorve bem menos  calor, e que deixou o interior com uma diferença de temperatura muito boa, além de muito orgulho dessa obra e desse telhado. Conforto e eficiência.  Ah , e claro, não vai quebrar, e não precisa chamar ninguém para trocar telha…

Se for optar pelo uso de ar condicionado, haverá com certeza um baixo consumo.

Recapitulando, os itens que fizeram da casa saudável, nesta fase, o uso de terças metálicas e passagem de tubulação elétrica pela parede , e onde haverá lustres , o uso de vigas de madeira para fixação, para prevenirmos de campos elétro magnéticos gerados pelo metal e pela fiação. Ninguém com dor de cabeça por causa da casa!

Pintura das telhas dos dois lados para privilegiar o conforto térmico.  Será que uma suite enorme conta? Para mim sim . Dá até vontade de me mudar para lá, mesmo porque a vista é da área verde, sinfonia de passarinhos o dia todo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s