Orgulho da Obra – Alvenaria

Esse é o ponto onde tudo acontece, onde o proprietário, começa a visualizar sua casa, onde você começa a sonhar com a casa pronta, pois é onde se tem  a idéia dos tamanhos reais.

Não sei se você já teve a experiência de ver a marcação e mesmo as vigas de fundação concretadas no chão, as pessoas se martirizam achando que suas casas ficaram minúsculas, já tive inclusive clientes pedindo para aumentar , porque se assustaram com esses tamanhos no chão, mas o oposto acontece quando estamos na fase em que se fecham o cômodo.

É aí que as pessoas olham, ou acham os tamanhos bons, ou acham grande demais . Pelo menos o efeito se inverte.

Na casa Saudável, aqui não há novidades, a única que você pode notar, é que os tijolos estão bem bonitinhos, na verdade há o que chamamos de alinhamento, feito do lado interno, e o mais comum é se fazer do lado externo. Pois usarei um revestimento que não é tão comum, mas o efeito tanto estético quanto térmico irá fazer a diferença, conforme as medições que no futuro vou colocar aqui.

Já vi pessoas nessa fase , reclamando de seus pedreiros,  então a dica, observe dos dois lados da parede, um deve estar alinhado e o outro é o que sobra, pois ainda não temos controle eficiente na fabricação das peças, e quando umas sofrem mais calor do que as outras, os tijolos com mais calor, tem uma retração maior, causando as diferenças de tamanho. Calma lá, estas diferenças são todas normatizadas e não interferem no bom funcionamento da parede, mas pode acontecer destas diferenças serem muito grande, aí  infelizmente, você comprou um tijolo de má qualidade.

Nessa fase a gente tem a ilusão de que a casa está ficando pronta, mas está ainda bem longe da limpeza final…

Pois praticamente só se foi uma importante embora, a fundação , ainda tem todo o resto. Muito chá de camomila, para dar paciência e esperar todas as outras, nessa hora é importante ter já os projetos hidráulicos e elétricos, para que não dê problema de coincidências de canos em paredes, para que haja um bom planejamento, ninguém quer esquecer uma tubulação de interfone, ou de antena, quando estiver quase tudo pronto.

Aliás, a fase de projetos elimina 40% dos problemas de uma obra. Então para aqueles que acham que estão gastando, pensem em qualquer gasto de adaptação ou quebra-quebra na obra, qualquer um será mais caro do que o investimento em um bom projeto. Um bom planejamento garante o sucesso futuro , além de dar mais clareza a quem está trabalhando na obra, você vai eliminar o “achei que “, “pensei que”, e “sempre fiz assim”.

Essa fase da alvenaria é uma fase rápida e que aparece muito na obra, aliás é a que aparece mais, depois dela vem apenas o telhado como uma grande fase.

Então aproveite para sonhar bastante, imaginar e já pensar no Design da sua Nova Casa, seu novo Amor por muitos anos!

Próxima fase : as lajes…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s