Pediatras Japoneses avisam dos riscos de que as crianças joguem com smartphones e tablets


A Associação Japonesa de Pediatria alerta de que provoca falta de interação e diminui ao desenvolvimento saudável dos sentidos – Tókio (EFE) – Boletim GEA – LaVanguardia.com

A associação japonesa de Pediatria iniciou uma campanha para restringir o uso prolongado dos smartphones e tablets no modo de joguinhos para bebes e crianças pequenas, por supor um risco para seu desenvolvimento, segundo informa o canal NHK.

Abaixo do título de ” Não permitas que os smartphones sejam uma babá de teus filhos”, a campanha prevê a colocação de cartazes em clínicas pediátricas do país para instigar aos pais a não deixarem seus filhos jogarem durante muito tempo com estes dispositivos.

Em concreto os pediatras consideram que o uso prolongado das telas gera crianças mais passivas, enquanto que a falta de contato físico com outras pessoas provoca falta de interação e diminui o desenvolvimento saudável dos sentidos dos pequenos.

Além disso, a Associação Nipônica alerta o aumento de número de casos em que os pais substituem os jogos de brincadeiras e as leituras com seus filhos por um smartphone ou por um tablet, que, dotados de aplicativos e filminhos, os mantém ocupados durante horas.

Neste sentido, o presidente da Associação Nipônica, Takamitsu Matsudaira, recomenda aos pais restringir o uso destes dispositivos e passar mais tempo falando e brincando ao ar livre com seus filhos para não interromper seu desenvolvimento.

Enquanto isso, empresas de conteúdos específicos para menores, em tablets e telefones inteligentes, como a Tokiota, “smarteducation”, se defendem assegurando que seus programas devem usar-se com moderação e não tem porque romper o equilíbrio nem a relação com a criança.

Para o presidente da empresa , Daigo Ikeya, seus aplicativos (que chegam até a marca de e milhões de downloads), tem sido criados com o acessoramento de especialistas com o objetivo de fomentar a relação com as crianças e para que sirvam como ferramenta para complementar seu desenvolvimento.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s