Revestimentos Naturais – Mais fácil do que você imagina

living-room-1530301_960_720

Os materiais naturais, já são nossos velhos conhecidos há séculos, a natureza em si , já abriga um equilíbrio e uma sabedoria e isso intimamente nos contagia.

Eles falam com o íntimo de nossas células, pois possuem a mesma natureza e nos lembram desse equilíbrio, dessa harmonia.

Teremos que abordar não apenas o fato de serem naturais , mas também, o fato de serem saudáveis para as pessoas, que não emitam gases tóxicos, e tragam conforto de uma maneira geral.

Na hora de costruir ou reformar , há muitas opções que você pode fazer para beneficiar a sua casa e deixá-la mais favorável para se morar com felicidade.

Durante séculos usamos materiais naturais e sustentáveis como a argila e a madeira. Esses eram os materiais que conhecíamos, além de pedras também.

Hoje podemos recuperar algumas dessas técnicas, como o uso da argila em pinturas e revestimentos, ou ainda adaptar e conhecer os materiais disponíveis comercialmente e eleger aqueles que além de naturais nos agregarão mais conforto nas nossas casas.

Sempre gostei mais dos materiais naturais , pois me passam a idéia de verdadeiros, e isso também é recorfontante.

Recentemente, na casa que estou construindo no momento , usei bastante gesso, para revestimento, assim como placas de gesso acartonado em algumas partes, onde não usei laje. Claro , usei madeira em vez de metal, para fixar as placas, e o resultado foi ótimo.

Assim que a aplicação foi concluída, de termômetro em punho, lá fui eu medir as temperaturas. Estávamos ainda no final do verão e tivemos alguns dias muito quentes , com temperatura perto de 40 graus, além de internamente o calor não ser absorvido, o que já causa uma grande economia em ar-condicionado, também há o aspecto do gesso ser uma material natural e bastante saudável.

Agora, passamos a fase da pintura, e a preocupação com o bem-estar é a mesma, vamos usar materiais que não exalem gases tóxicos.

Como fazemos isso ? Na maioria dos sites de tintas há uma área técnica onde são disponibilizadas as fichas técnicas das tintas, onde você pode ver se há itens tóxicos.

Na dúvida poderemos olhar juntos essa ficha e poderei te ajudar , se for repintar ou pintar sua casa.

Meu pai por anos usou pintura a cal nos tetos, engraçado, fui me lembrar disso agora, poderia ter usado também. Pois além de respirar, sim a casa precisa respirar, tem o aspecto da limpeza, e ele passava somente no teto, pois não teria aquele desconforto de ver cal nas paredes, pois ao contato manual, fica como se você tivesse mexido em giz escolar.

Então o que estou fazendo é fazer uma escolha minuciosa, daquilo que já existe comercialmente nas lojas de materiais de construção.

Trazendo assim somente aqueles materiais que são saudáveis.

O que me deixa bastante feliz e realizada , é que os resultados estão aparecendo, alguns melhores do que eu esperava.

Para colorir algumas paredes pretendo por um pouco de papel de parede, pois sua cola é de celulose, mas vou usar também o papel que é natural, plástico não terá vez!!!

Se você for reformar, pode usar os mesmos critérios, usar materiais mais naturais, que só lhe trarão bem estar. Tintas a base de água, cuidado com o piso, algumas coisas parecem madeira, mas não são, se certifique se há emissão de gases.

Muitos desses gases são cancerígenos, e não deveriam estar nas nossas casas.

Divirta-se , lembre-se todo o tempo que você está investindo em sua casa, na terceira pele da sua família, então construa também com amor, para todo o tempo a casa ficar cheia de energias ótimas!!!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s