Defumação, pra que serve ?

smoke-892679_960_720

Até hoje me lembro dos dias festivos na igreja, onde o celebrante cantava e defumava toda a igreja e o altar, não sei você, mas esse cheiro para mim é muito bom, traz memórias de devoção e de que a gente está participando de alguma coisa Sagrada.

Se puxarmos pela história, veremos os índios de quase todas as culturas usando as fumaças para purificação e rituais de xamanismo que quase sempre envolvem curas.

Vemos na bíblia a fumaça que sobe ao Céu , levando as orações com elas , além de purificarem os altares.

E assim por diversas culturas e religiões, e assim também havia e ainda algumas pessoas o fazem em suas próprias casas, e é exatamente com essa finalidade, através do elemento ar, pois é onde a fumaça caminha, com ervas sagradas, ou resinas de árvores, a fumaça tem uma energia mais elevada e assim ela carrega a energia estagnada da casa e a leva embora.

O que se estabelece é a intenção de que você está se utilizando do método para fazer a limpeza, e outro ponto que poucos dão atenção, é a qualidade do material usado, o melhor, seriam as ervas que cultivo no meu próprio jardim ou então algo de que sei a procedência, pois não quero em vez de limpar a casa, colocar ainda mais elementos químicos tóxicos e assim invalidar a experiência ou pior deixar com alguma química que vai piorar a situação.

Tradicionalmente na época de minha avó havia um dia por ano em que se fazia a defumação da casa, creio que próximo a data da Páscoa, não posso precisar a data, pois era criança e minha mãe também o fazia… havia orações para pedir proteção a casa, nós não podíamos chegar muito perto por causa do cuidado delas,  mas era um acontecimento festivo para as crianças, mas só para observarmos de longe….  ou talvez para que elas se concentrassem e pudessem se manter em atitude de oração.

Talvez toda essa imagem de fumaça estra relacionada com o Sagrado, seja por ela estar também bailando no ar, como aquilo que não se vê, como o mistério, mas o fato é de que é tradicionalmente usado em rituais para purificação em várias culturas, alguns dizem que após a defumação toda a casa deve estar aberta para que receba um ar novo para que se encha de boas energias !!!

Lembro de um curso que fiz , em que na recepção ficava um gentil senhor, com um defumador que defumava as pessoas  antes de entrar para o local do curso, ao som de mantras bastante alegres, com certeza isso já trazia a nossa mente uma preparação para algo bom…

Sempre gostei de acender velas em jantar, em celebrações , mas passei anos sem o fazer enquanto as crianças eram pequenas, pois fogo é fascinante e não se pode deixar essas coisas na vista, muito menos disponíveis para a curiosidade delas….

Até de me deu vontade de acender um incenso….

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s