MAS QUE COR EU VOU UTILIZAR?

autumn-994897_960_720-cores

Você vai para a loja decidir que cor pintar e te entregam um catálogo mais grosso que a Bíblia, tantas opções de tonalidades e sub tonalidades….
Minhas dicas são para deixar a lista menor, vamos entender melhor porque esse assunto é importante.

Cores são freqüências, elas mexem com a energia da gente, pois fazem parte da luz também. Se você não fez na escola a experiência de olhar um cristal de quartzo, ainda é tempo, a luz branca se refrata nas sete cores visíveis do arco-íris. Então essa luz branca contém todas as cores. E o que enxergamos coloridos são “pedaços” da luz branca.

A escolha correta é importante, porque vamos permanecer no ambiente durante várias horas recebendo essa luz, isso vai causar uma reação em nós. Com certeza se estiver em desiquilíbrio isto contribuirá para gerar desiquilíbrios, por exemplo poderemos gerar ambientes agressivos por excesso de cores quentes (vermelhos, laranjas , amarelos ), ou ambientes depressivos por excesso de cores frias, (azuis, verdes, brancos).

Quem já ouviu falar em cromoterapia, sabe que essa terapia harmoniza a saúde física, com a utilização de luzes coloridas, onde o terapeuta escolhe cores que possam harmonizar o estado de seu paciente e devolvê-lo ao equilíbrio.

Também é importante você manter o gosto pessoal na escolha de seus tons preferidos, se gosta de uma laranja forte o equilíbrio vem acrescentando algum verde, mesmo uma decoração com tudo branco, para ficar equilibrada vão ter variações de tons de branco. Uma experiência divertida, é observar uma cor forte, depois fechar os olhos e ver qual a cor aparece….pode-se olhar de volta em um papel branco ou parede branca para ficar mais fácil.

O olho humano quando exposto a uma determinada cor, vermelho por exemplo, internamente vai se equilibrar, mas se for por longo período, vai causar cansaço, por isso em se tratando de habitação, menos é mais.

Na casa saudável deve haver essa promoção de variação de tonalidades , para deixar o espaço com a cara da família, promover alegria, nos ambientes de reunião, sala de jantar, cozinha, e ambientes mais tranquilos nos quartos de dormir. Se houver um mapa de FengShui, então´, a escolha de cores levará em conta muito mais fatores, elementos , direções apropriadas, por isso os critérios são outros, haverão cálculos envolvidos.
Na escolha de cores apropriadas, se temos um quarto de uma criança que já é mais ativa, ao usar cores quentes, laranjas, vermelhos, amarelos, vamos estar promovendo ainda mais agitação. O oposto também é verdadeiro, se temos uma pessoa excessivamente calma, temos que deixar esse ambiente mais alegre, a calmaria é contra indicada.

Para os mais interessados, algumas propriedades terapêuticas das cores, o vermelho é um estimulante sensorial, a cor laranja é um estimulante respiratório, para mim lembra a terra, o amarelo estimula os movimentos, traz mais alegria, a cor limão achei como um estimulante da parte do cérebro, (interessante), o verde todo mundo já sabe , olhem as roupas dos médicos, anti-séptico, o azul estimula a vitalidade, o violeta é um calmante geral, o magenta (aquele rosa entre o pink e o violeta), é um estimulante cardíaco.

Uma dica preciosa, é repetir os tons da natureza; como já diz Beatriz Padovan , “Aquele que segue a natureza corre menos riscos de errar”! Já usei em projetos, um recorte de uma linda paisagem e fui repetindo as cores do recorte, ficou ótimo. Antes fiz um belo caderno, usando a gravura e fazendo anotações parede por parede (é claro que não pinto todas de uma cor apenas, lembra ? Tem que ter movimento.

Se você não tem um projeto de FengShui, outra dica preciosa, mas mais transcendente recebida nada mais do que do próprio querido Mariano Bueno, (autor de muitos livros , entre os quais vários de casas saudáveis), que dá super certo, já testada e aprovada é se colocar em estado de relaxamento, observar o cômodo, fechar os olhos e refletir sobre quais as cores ideais para este cômodo. Teste você se surpreenderá !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s