A CASA SAUDÁVEL E A POLUIÇÃO ELETROMAGNÉTICA

bed-1158267__180

Esse é um assunto polêmico, para algumas pessoas verem  como importante na geração de bem-estar e saúde, mas fácil de se entender, basta que se esclareçam alguns pontos, vamos a eles.

Esse é um dos itens mais importantes levados em conta na síndrome do edifício enfermo, e o que seria essa poluição eletromagnética?

Todos os nossos equipamentos ligados a eletricidade, onde levam bobinas, (mesmo pequenas , as inseridas dentro de computadores, todas as fiações , incluindo os fios de abajures, vão produzir campos eletromagnéticos. Mensuráveis através de aparelhos, que no momento são importados, pois fazem parte do arsenal de medição, dos geobiólogos, e dos preocupados com as construções saudáveis, para serem usados em residências e espaços de trabalho, vamos falar destes campos gerados.

Para quem não possui como mensurar com aparelhos, mas para quem deseja este ambiente gerador de saúde e descanço, usamos uma margem de segurança, também ideal, pois vamos excluir esses campos de lugares de longa permanência, como o quarto de dormir.

Todas as nossas reações físicas das  células, de abertura e fechamento são feitas por reações de diferença de potencial, ( a grosso modo, uma energia elétrica), a célula recebe essa energia que regula a abertura e fechamento para entrar sódio, sair água, entrar cálcio, sair magnésio, ordenar o organismo e tudo funcionar na ordem divina.

Então vamos supor que estamos imersos num lugar exposto a inúmeros campos eletromagnéticos, um cômodo com televisão, mais um decodificador de antena, mais um DVD, porque não, um abajur de cada lado, uma decoração super bonita, que copiei de uma revista e tive que passar uns fios atrás da cama para instalar umas lâmpadas a mais, se você falar que tem uma antena de Wifi também, vou sair correndo, além de um telefone sem fio, e alguns celulares. Imagine seu corpo físico imerso a tudo isso , as mensagens que as células vão receber, posso te adiantar, é uma “pane no sistema”, aberturas e fechamentos desconexos, sem razão, fora da ordem, fácil imaginar.

Essa minha observação não é apenas suposição, entre os muitos estudos estrangeiros, fazem alguns anos conheci uma pesquisadora brasileira, Mônica Louvison, num Congresso de Geobiologia onde ela apresentou justamente esse trabalho, a influência de radiações e campos eletromagnéticos em células das cândidas albicans, com um resultado ainda mais alarmante, todos sabemos que elas fazem parte na nossa flora natural, dentro do organismo, mas imersas nesses campos transformavam-se nas formas patogênicas, além de serem extremamente parecidas com as células humanas em comportamento.

As listas de transtornos atribuídos à poluição eletromagnética, começam em fadiga, cefaléia e dificuldade para dormir, déficit de atenção e acabam em coisas bastante graves, com exposição prolongada através de alguns anos.

Existem também trabalhos importantes falando das radiações de antenas celulares, e dos próprios aparelhos, deixo aqui algumas dicas, e a curiosidade de pesquisem por si só, já que estariam em outro assunto , as radiações não-ionizantes, mas abrangem também esse aspecto de princípio de precaução na utilização de aparelhos elétricos.

As dicas que eu mesma aplico em casa, através de medições e apresento aos meus clientes através de medições também, são, não usar o celular durante muito tempo perto do corpo, leia o manual de instruções do aparelho, os que tive a oportunidade de ler, realmente trazem escrito que se deve dar distância da antena ao ouvido durante o uso, normalmente a antena fica atrás do aparelho, aproveite para utilizar sempre que possível, fone de ouvido e viva voz.

Coloque um timer na antena de Wifi, para que se desligue diariamente durante a noite no período em que não estiver sendo utilizada. É de baixo custo e fácil manuseio, ou desligue manualmente antes de dormir.

Na biblioteca de Paris e algumas universidades britânicas o uso de internet só pode ser via cabo, foi retirado o Wifi. Ah, na França também é proibido crianças menores de 10 anos portarem celulares, e o motivo é porque é danoso a saúde, eu ampliaria esse motivo até o ouvido crescer por completo, como alguns pais médicos já me falaram e presentearam os filhos com celulares somente após os 18 anos.

Já foi também comprovado que o corpo, considerando condições e irradiações baixas de uso domésticas, consegue se refazer após oito horas de sono tranquilo num ambiente sem campos eletromagnéticos, portanto , na hora de dormir deixe tudo desligado , desconecte todos os fios da tomada, existem abajures que podem funcionar com baterias, e que são recarregáveis, são uma boa opção, ou uma lanterna a mão.

Na hora de trabalhar com computador, se usa um lap top, faça uso da bateria , use até descarregar, assim você diminuirá em muito a exposição a esses campos. Prefira o uso de teclado e mouse com fio.

Considere, se a sua mesa de trabalho, tiver estrutura metálica e você usar computador ou outra fiação elétrica, toda base metálica vai se tornar um condutor aumentando o problema, pode optar por uma mesa de madeira por exemplo.

Tenha atenção em caso de dores de cabeça relacionados ao trabalho e estudo em computador, dores e câimbras nas pernas com computadores de gabinetes e estes próximos as pernas, se utilize de calçados ( cada vez mais raros), que façam contato com o solo, ou ande descalço no final do dia, por pelo menos dez minutos , principalmente se tiver um pedacinho de grama disponível.

Daí, não preciso nem falar em guardar o celular no bolso da camisa, ou até dois ao mesmo tempo, em cima do coração, né? Deixe o próprio bater livre e feliz com o aparelho longe…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s